QUEM SOMOS E NO QUE CREMOS.

"E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações."
Atos 2.42 NTLH

Somos um grupo de pessoas que amando a Deus e uns aos outros decidiu se reunir semanalmente na cidade de Itajaí-SC. Nossos encontros acontecem nas casas ou em outros ambientes informais.
Primamos pela alegria e informalidade, aspectos próprios do viver comunitário e daquela expressão viva da igreja do primeiro século.

Desejamos viver como igreja orgânica, isto é, um corpo formado por pessoas e dons diversos, mas ligadas ao mesmo Deus e Palavra. Nessa diversidade temos a liberdade de expressar nossas habilidades para a glória do Senhor.

Somos um grupo simples, que não está preocupado com a institucionalização das formas e práticas. Acreditamos que o verdadeiro culto acontece na vida, no nosso ir e vir diário, e que os encontros coletivos são apenas uma parte desse viver em adoração (ver Jo 4.20-24).

Somos um grupo aberto àquelas pessoas que desejarem nos conhecer e viver a vida cristã sem uma roupagem formal e religiosa, mas cheia de vida e paz.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

NA CAMINHADA



“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mt 28.18-20).

 Muito se fala em pregar o evangelho, e de fato é essa é uma das tarefas a nós outorgadas pelo Senhor. Todavia, boa parte do que é dito refere-se à proclamação como o desenvolvimento de determinadas estratégias visando “alcançar” os “não alcançados”. Tomados pela ânsia de realizar programas capazes de cumprir tais estratégias, a maioria das pessoas tende a pelo menos uma destas coisas:

 Há aqueles (como fiz outrora) que, movidos por sentimentos e intenções diversas, abandonam o ritmo de vida “normal” que levavam (viver em família, estudar, trabalhar, etc) e saem para uma suposta “dedicação exclusiva” à pregação. Alguns começam frequentando seminários e outras escolas, a fim de serem “formados” para a tarefa. Quero deixar claro que não sou totalmente avesso às escolas teológicas, pois eu mesmo frequentei uma. Tenho resalvas com muito do que é ensinado (doutrinas espúrias). Mas acredito que ninguém precisa mudar seu estilo de vida para se tornar um proclamador do evangelho. Deus não nos chama para sermos profissionais da fé. Ele apenas nos capacita com dons para o serviço.

 Outros por sua vez, se acham distantes do primeiro grupo, e impossibilitados de anunciar o evangelho. Acabam se tornando meros frequentadores ou consumidores dos inúmeros eventos e produtos (muitos destes gerados pelos tais “profissionais” fé).
A verdade é que o texto exposto acima não nos propõe nenhuma das duas opções. Jesus convidou seus discípulos para uma caminhada: “Vão”, “indo” (v. 19). Cada um deve seguir sua própria jornada, e proclamar o evangelho ao longo do percurso. Não há necessidade de abandonarmos a realidade na qual estamos inseridos (trabalho, estudos, etc), muito menos nos afastarmos das pessoas com as quais convivemos. Devemos seguir o modelo proposto pelo Mestre durante sua jornada terrena, “fazendo discípulos” por onde passarmos.

 É bem verdade que algumas pessoas dedicam-se exclusivamente ao ministério, como o fez Paulo; mas, isso não as torna diferentes, nem as coloca numa posição de responsabilidades e privilégios diferenciados. Quem assume tal condição, deve servir ao Senhor e aos irmãos de maneira humilde e sincera conforme o dom que recebeu do Espírito (ver 1 Pe 4.10). Tal entrega não deve ocorrer por emoção ou pressão de pessoas ou sistemas, mas pala capacitação do Senhor e o reconhecimento do dom por parte da igreja.

 Os desafios são múltiplos: “proclamar”, “fazer discípulos”, “batizar”, “ensinar”, etc. Não se trata de uma rotina religiosa, e sim de uma caminhada diária conforme propôs Jesus. A medida que fazemos isso, o Senhor acrescenta os que vão sendo salvos (ver At 2.47). Um estilo de vida segundo o evangelho de Jesus é a melhor forma de transmitirmos o evangelho às pessoas a nossa volta, como respondeu Lutero ao sapateiro que lhe perguntou: “Como servir a Deus e ser um cristão melhor? Faça um bom sapato e venda por um preço justo!” Por meio de nós o Senhor manifesta sua gloria aos homens e atraí os eleitos ao arrependimento por meio da pregação do evangelho.

Viva! Caminhe! Proclame o evangelho!
 
Riva

Nenhum comentário: