QUEM SOMOS E NO QUE CREMOS.

"E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações."
Atos 2.42 NTLH

Somos um grupo de pessoas que amando a Deus e uns aos outros decidiu se reunir semanalmente na cidade de Itajaí-SC. Nossos encontros acontecem nas casas ou em outros ambientes informais.
Primamos pela alegria e informalidade, aspectos próprios do viver comunitário e daquela expressão viva da igreja do primeiro século.

Desejamos viver como igreja orgânica, isto é, um corpo formado por pessoas e dons diversos, mas ligadas ao mesmo Deus e Palavra. Nessa diversidade temos a liberdade de expressar nossas habilidades para a glória do Senhor.

Somos um grupo simples, que não está preocupado com a institucionalização das formas e práticas. Acreditamos que o verdadeiro culto acontece na vida, no nosso ir e vir diário, e que os encontros coletivos são apenas uma parte desse viver em adoração (ver Jo 4.20-24).

Somos um grupo aberto àquelas pessoas que desejarem nos conhecer e viver a vida cristã sem uma roupagem formal e religiosa, mas cheia de vida e paz.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Apresentação/Consagração de Crianças


Êxodo 13:2 NVI
“Consagre a mim todos os primogênitos. O primeiro filho israelita me pertence, não somente entre os homens, mas também entre os animais”.
Levítico 12:7-8 NVI
O sacerdote os oferecerá ao Senhor para fazer propiciação por ela, que ficará pura do fluxo do seu sangramento. Essa é a regulamentação para a mulher que der à luz um menino ou uma menina. Se ela não tiver recursos para oferecer um cordeiro, poderá trazer duas rolinhas ou dois pombinhos, um para o holocausto e o outro para a oferta pelo pecado. Assim o sacerdote fará propiciação por ela, e ela ficará pura”.
Lucas 2:22-24 NVI

Completando-se o tempo da purificação deles, de acordo com a Lei de Moisés, José e Maria o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor (como está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor”).  e para oferecer um sacrifício, de acordo com o que diz a Lei do Senhor: “duas rolinhas ou dois pombinhos”.

Diante dos textos acima, fica evidente que o ritual evangélico de apresentação das crianças não passa de um formalismo legal da velha aliança, mantido por questões de ordem estrutural (manter a família ligada à denominação) e econômica (receber uma "gorda" oferta por se tratar de um momento tão especial na vida do casal/família).

Prova de que esse ritual não é Bíblico, portanto desnecessário, é o fato de que ele não atende ao objetivo pelo qual Deus o instituiu.

Somente os primogênitos, ou seja, os primeiros,  e somente do sexo masculino eram consagrados.  Ser consagrados significa que essas crianças eram destinadas, já ao nascerem, para servir no templo. Não ficariam junto de suas famílias, não seguiriam as profissões de seus pais ou antepassados. Eram dedicadas ao serviço do templo.

Então por que Jesus também foi apresentado/consagrado?

Ora, Jesus, nasceu em família de Judeus, sujeitos à Lei de Moisés.

Mas se olharmos a vida de Jesus, ele não serviu no templo. O exercício do seu ministério foi fora dos templos e contra os dominadores da sua época (doutores da lei e fariseus).
Após sua morte e ressurreição, dando-se a Si mesmo como cumprimento da velha aliança e estabelecendo uma nova, ficaram os princípios e morreram os rituais.

Os princípios percebemos pela vida e prática de alguém.  Já os rituais são externos e qualquer um pode pratica-los, mesmo sem estar entendendo e vivendo o princípio por detrás do rito.

Portanto, esse ritual de apresentação/consagração praticado por aí, não passa de manipulação, e de imputação de medo sobre as pessoas (se você não apresentar seu filho(a) no altar, fazendo uma oferta, ele(a) estará entregue a Satanás, dentre outras barbaridades).

Se você é Cristão, viva o princípio: quando seu filhinho nascer pegue-o você mesmo e sua esposa/família e irmãos de fé mais achegados, faça uma comunhão (almoço ou janta) e agradeça a Deus por essa tão grande bênção que é o seu filho(a). Faça isso de coração. 

E, principalmente, viva uma vida embasada nos princípios do Evangelho. Essa é a nossa maior ferramenta para oportunizar que nossos filhos sigam esse caminho, se assim for a vontade do Soberano Deus.

Paz e bem,

Oldair
(Timbó/SC)

Nenhum comentário: